Dicas de Lubrificação para canetas de alta e baixa rotação

Imagem marcada para reutilização pelo google imagem.
Lubrifique corretamente sua peça de mão e garanta longa vida ao seu equipamento.

A maior parte dos fabricantes sugerem uma rotina de lubrificação que se inicie pela parte traseira da peça de mão.

O ideal após a lubrificação é deixar a peça de cabeça para baixo, a fim de que o óleo escorra por todo o interior da peça, lubrificando as engrenagens, mancais e rolamentos localizados no interior da extremidade da cabeça.

Todas as peças de mão que utilizam ar de propulsão através de compressores para seu funcionamento têm tendência ao ressecamento interior, portanto faz-se necessário a lubrificação diária. Todos os dias ao final do expediente quando utilizadas.

Se for feita a esterilização por autoclaves é de suma importância que se lubrifique antes e depois de autoclavar.

Características importantes na hora de adquirir seu lubrificante:

  • Cuidado com a escolha, para não ser prejudicial aos usuários e operadores, aos pacientes e à estrutura da peça de mão. Faça questão de produtos atóxicos.
  • Atenção à viscosidade: adquira o recomendado pelo fabricante de sua peça de mão, óleo mineral ou sintético de viscosidade específica.
  • Entenda o ponto de fusão: trata-se do limite de temperatura em que o óleo suporta aquecimento pelo atrito sem perder suas características oleosas. Óleos de baixo ponto de fusão ou nenhum não deverão ser utilizados, pois não atendem às especificações de lubrificação, causando danos como atritos, desgaste excessivos de peças e aquecimento generalizado com carbonização no interior.

Óleo conta gota ou pressurizado?

Melhor aplicação: escolha os pressurizados, pois além de forçarem a penetração do óleo para o interior da peça de mão, alguns possuem detergentes e oxigenação (efervescência) provocando e acelerando a limpeza das superfícies banhadas.

Importante saber:

  • Utilize sempre o lubrificante recomendado pelo fabricante de sua peça de mão.
  • Lubrificantes em latas pressurizadas por gás devem ser utilizados mantendo-se a lata de pé, salvo recomendação específica do fabricante.
  • Lembre-se, a lubrificação deve ser feita todos os dias de uso, dê preferência ao final do dia de trabalho.

    Fabricantes reconhecidos de peças de mão: Dabiatlante e Kavo, Microdente, Dentflex, Dentscler, Dentax, DX.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *